Vivências

Ajude-nos  a divulgar as iniciativas de SAFs na região do Vale do Paraíba, Serras da Mantiqueira e do Mar. Relate aqui suas experiências com Agrofloresta e temas afins!

Se preferir, envie por e-mail: redeagroflorestal@gmail.com



5 comentários:

  1. Olá Amigos Agrofloresteiros. Fico muito feliz pelo empenho de todos nessa atividade que é fruto de outras ações e esforço de amigos. Nesses dois dias pudemos nos conhecer melhor e acredito nos encontrar conosco mesmo. Penso muito na energia que nos move, como diria minha esposa LAURA "Quem quer bem, anda junto" e essa frase como a oração que nossa amiga Patrícia nos concedeu me fortalecem muito. E busco muito seguir a busca por pessoas que caminhem juntos.

    Fico muito feliz em estar participando desse momento no Vale do Paraíba e região, poder difundir o nosso conhecimento e ainda fazer novas amizades, não tem explicação. Muita Paz, Amor, Harmonia e muita Luz a todos.

    ResponderExcluir
  2. Queridos amigos da floresta . Sem dúvida nenhuma o nível de aprendizagem desse IV Mutirão foi enorme, não só pratico mas principalmente naquilo que nos move, motiva e emotiva. A satisfação de conhecer e trabalhar com todos e em especial a Patricia Vaz, ser iluminado que nos presenteou com sua presença e conhecimento . Vejo que os atores estão tendo seus papeis definidos, o que facilita muito a boa continuidade dos trabalhos . Tudo está sendo conduzido por algo maior que nós mesmos, porém fazemos parte disso . Agradeço a todos e a essa energia motivadora. Já ha alguns anos e por meio das vivencias agroflorestais vejo a vida de forma mais simples e harmoniosa . E VIVA A AGROFLORESTA . Boa festas a todos !

    ResponderExcluir
  3. Olá moçada da Rede Agroflorestal!
    Agradeço a vontade de estar juntos mais uma vez. As discussões no Sítio Diversitá, em São Lourenço - MG (23 e 34/02/2013), do Gilberto Gatinho e Patrícia Vaz, foram fundamentais para levantar diversas questões, dentre elas, nossos desejos.
    Desde o início de nossos encontros meu desejo não mudou e é o de sempre, conhecer novas pessoas, trocar vivências sobre agrofloresta, firmar parcerias, trabalhar junto... Enfim, as coisas estão se realizando e muito mais gente precisa se integrar a essas ações e o nosso desafio é o de não fechar as portas, não limitar o acesso e trabalhar ao máximo para escancará-la a fim de criar meios para que nossos novos companheiros que virão encontrem uma Rede em condições de trabalhar para a agrofloresta mudar a paisagem regional e os corações cheios de esperança, de sonhos e desejos.
    Agradeço de coração a todos!
    Antonio Devide

    ResponderExcluir
  4. Aqui também deixo meu relato no Sitio Diversitá em São Lourenço, pessoas, árvores, muita emoção; o sentimento de que a Rede já aconteceu, e todos envolvidos buscam o bem comum, viabilizar a agrofloresta e também viabilizar o produtor... MUITO BOM!!!
    E no final banho de bica.... Estou aguardando o próximo.

    Cristina
    bjs a todos (as)

    ResponderExcluir
  5. O V Mutirão Agroflorestal realizado no Setor de Fitotecnia da APTA foi um momento ímpar para nosso movimento, pois envolveu dois grandes destaques da agrofloresta: Patrícia Vaz e Zé Ferreira, que compartilharam seus conhecimentos com os participantes. Destaque, também, para a participação da chef Helena Rizzo e equipe de SP (Janaína, Bruno/MIE Brazil...), que vieram de SP buscar mais informações sobre a produção agroflorestal e rever Zé ferreira, com quem Helena desenvolve parceria sobre a conservação de alimentos. Tenho uma gratidão especial com Valdir, do MST-Assentamento Rural de SJCampos, que pretende acrescentar as hortaliças não convencionais em seu sistema; ao Edson e Laura, que estão sempre colaborando com tudo que podem para nossos trabalhos; ao Clóvis e Ceceo, que sempre trazem novidades sobre as atividades nas comunidades rurais de São Paulo (Cantareira e Palheireiros), sobre a Articulação Paulista de Agroecologia... Agradecimento especial ao Marcos/Ana (Agroquintais), nossos grandes pesquisadores dos SAFs Aquícolas, da pedagogia com jovens e a metodologia de reunião Germinar. Destaco a participação do Seo Laerte, produtor rural da Feira de Orgânicos de Pindamonhangaba (obrigado pela banana prata-mel); ao Hélio Minoru, pesquisador fitossanitarista; ao Paulo Queiroz da CATI, que veio reafirmar o apoio da EDR ao movimento agroflorestal; ao Patrick e Keila, pelo apoio de sempre e grande articulação para promover a REDE; ao produtor João Leite de Taubaté (bananicultor agroflorestal da Pedra Branca), que quietinho veio observar, praticar e certamente implementar as tecnologias agroflorestais. Agradecimento todo especial aos funcionários da APTA (Zé Luiz, Donizete, pessoal da cozinha pelo grande almoço: Silvia, Sandra, Roseli e Fernanda), e à minha esposa e pesquisadora Cristina, que organizou o pedaço para nossas atividades, produziu as hortaliças não convencionais (inhame, taioba, ora pro nóbis... Gratidão de sempre, que às vezes fica esquecida de ser explanada e agora está sendo reafirmada. VALEU! E espero encontrá-los muito em breve (18/05?) para nosso mutirão itinerante.
    Antonio Devide

    ResponderExcluir