25 de abr. de 2013

O lambari da horta e os alimentos que se perderam no tempo, por HANNY GUIMARÃES.

O lambari da horta e os alimentos que se perderam no tempo 21:10, 19 DE ABRIL DE 2013 HANNY GUIMARÃES

Quando a pesquisadora Cristina Maria de Castro disse que me mostraria “o peixinho”, logo procurei por um tanque de piscicultura na área onde está instalado o Polo Regional da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. No entanto, nos aproximamos mesmo da horta, onde a engenheira agrônoma desenvolve um trabalho de resgate de espécies não-convencionais de hortaliças.



Ela aponta para a folha de cor verde e peludinha, quase coberta pelo adubo orgânico que ajuda no desenvolvimento, e conta que a planta é conhecida como lambari da horta, porque é assim que é preparada na região, exatamente como um peixinho frito. “Empanada e fritinha fica uma delícia”, diz. Além da erva, Cristina cultiva por ali vinagreira e azedinha – que não são a mesma coisa – cará moela, taioba, mangarito, ora-pro-nóbis e muitas outras que fogem da memória e até mesmo do vocabulário. “Chamamos de não-convencionais, porque estão deixando de ser produzidas e, consequentemente, consumidas. Estão sendo substituídas por variedades de maior apelo comercial, mas tem enorme importância na alimentação e cultura locais”, explica a pesquisadora.




Na tentativa de reinserir esse tipo de hortaliça na produção da região, Cristina leva um grupo de alimentação saudável em que participa, além de produtores orgânicos, para visitar a horta do centro de pesquisa sempre que possível. Lá, apresenta os alimentos e usos que podem ser feitos deles. Dessa forma, também incentiva o consumo e os mantêm vivos na memória e na panela.


 

Lambari da horta empanado
Ingredientes
Folhas de lambari da horta
1 xícara de fubá
1 ovo
Sal a gosto Pimenta-do-reino a gosto
Óleo para fritar

Preparo Lave bem as folhas, enxugue e reserve. Em um prato, coloque o ovo, o sal e a pimenta-do-reino, misturando tudo, rapidamente, com a ajuda de um garfo. Em outro, coloque o fubá. Passe as folhas, uma a uma, na mistura de ovo, depois no fubá e frite em óleo quente. Retire quando estiverem douradas e crocantes e sirva ainda quentinhas. Vai bem com um molhinho de pimenta.
 (Fotos: Hanny Guimarães/Arq. pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário