18 de ago. de 2014

MUTIRÃO AGROFLORESTAL NO ASSENTAMENTO NOVA ESPERANÇA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP

Resumo: Mutirão agroflorestal no lote 24 do Assentamento Nova Esperança I, em São José dos Campos, pertencente ao casal Daniel Raimundo da Silva e Raimunda da Silva de Andrade, agricultores familiares protagonistas nos encontros organizados pela Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba e colaboradores. Assim, tornaram-se beneficiários de um módulo agroflorestal (SAF) a ser instalado por meio de mutirão a ser realizado no dia 20/08/2014. O objetivo é introduzir um SAF com agricultores locais, ressaltando o protagonismo destes na solução dos problemas, apoiando-os com informações técnicas, acesso às coleções de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), adubos verdes e biodiversidade de espécies nativas e exóticas já cultivadas nos SAFs, incentivando a troca e o compartilhamento dos recursos genéticos locais.
Programação proposta: 
9h - Recepção e café da manhã participativo
9:30h – Depoimento dos agricultores e escolha da área
Estudo participativo da paisagem - relevo, solos, vegetação, água e sol
10:00h – Implantação de SAFs com métodos alternativos – cultivo em faixas, mandala
12:00h - Almoço
14:00h – Troca de sementes, avaliação e encaminhamentos
Endereço: lote 24 do Assentamento de Reforma Agrária Nova Esperança I em São José dos Campos. Saindo pela Dutra em direção ao Centro de São José, segue para a Via Norte em direção ao Bairro Alto da Ponte. O ponto de referência é o Clube Luso Brasileiro na Estrada Pedro Moacir de Almeida, km 13. No final do asfalto, sair na 1ª esquerda e está no Assentamento Nova Esperança, segue subindo. A propriedade fica do lado esquerdo, referência a plantação de maracujá.
Coordenação: APTA (Antonio Devide e Cristina Castro), INCRA/IBS (Ceceo Chaves e Rudson Cristiano) e MST (Daniel da Silva e Raimunda de Andrade).
Colaboradores: Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba
Data: 20/08/2014
Público: 35 agricultores dos assentamentos Nova Esperança de São José dos Campos, Conquista e Olga Benário de Tremembé, Manoel Neto de Taubaté e acampamento Egídio Brunetto Lagoinha, pesquisadores, técnicos do INCRA/IBS, gestores da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba e educandos.
Parceria: APTA Vale do Paraíba, INCRA/IBS, Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba.
Informações: Atividade organizada conforme encaminhado na reunião de avaliação do ‘Projeto Regeneração: religando o homem à natureza’ no Mutirão Agroflorestal no Sítio Araçatuba, em Pindamonhangaba, no dia 25/06/2014. Tem como meta o aperfeiçoamento mútuo mediante a troca de experiências integrando práticas de pesquisa, ensino e extensão rural, com base na alternância e vivência local, focando a disseminação dos Sistemas Agroflorestais na bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

OBSERVAÇÕES: levar ferramentas próprias (enxadão, cavadeira, enxada, facão, serrote, lima e disposição). 

Confirmar presença com Seo Daniel 99744-9488.

Nenhum comentário:

Postar um comentário