23 de mai. de 2017

VIVÊNCIA EM AGROFLORESTAS NO ASSENTAMENTO OLGA BENÁRIO EM TREMEMBÉ/SP

Amanhã (quarta-feira): 24/05 de 2017 Horário: 8:30 h – 17:00h
Coordenador e Instrutor Antonio Devide - APTA Vale do Paraíba - Projeto Vitrine Agroecológica

Figura 1 – Articular a Rede Agroflorestal para mudar a paisagem regional.

Ordem das áreas a serem visitadas: SAF do sítio Beija Flora de Carmem e Valdir; SAF da Binha; SAF da Milena; SAF da Michele; SAF do Seo Geraldo; SAF da Catarina.
Como chegar: Estrada do Kanegae, esquerda direção ao Sítio Morila, esquerda margeando o ribeirão, esquerda subindo, primeira propriedade à direita (Figura 2).


Figura 2 – Localização da primeira Vivência Agroflorestal, Sítio Beija Flora, no Assentamento Olga Benário, Tremembé/SP.

Objetivos: visualizar os SAF, participar de pesquisa–ação do projeto 'Vitrine Agroecológica’ da APTA – Polo Vale do Paraíba; trocar experiências; estimular os mutirões agroflorestais e a articulação da REDE AGROFLORESTAL DO VALE DO PARAÍBA. Serão recepcionados agricultores do Assentamento Conquista de Tremembé visando sensibilizá-los para a instalação de SAF na unidade com apoio técnico do ITESP e da CATI. Será divulgado o treinamento para o controle biológico da broca da bananeira, a ser realizado na APTA no Setor de Fitotecnia, em Pindamonhangaba.

Alimentação: colaborativa – levar algo para o café da manhã e almoço.

Próxima vivência (a confirmar):
- Data: 31/05/2017: Sítio do Thales Ferreira em Cachoeira Paulista (manhã) e Despertar do Gigante em Lorena (tarde)
- Curso Controle Biológico do Moleque da Bananeira na APTA - Data: 08/6

Organização APTA: <antoniodevide@apta.sp.gov.br>

Organização MST: Valdir Nascimento <https://www.facebook.com/valdir.nascim>


Participação de setores governamentais: APTA, CATI e ITESP

Personalidade Histórica que deu origem ao nome do assentamento:
Resultado de imagem para quem foi olga benário

Conhecida no Brasil como Olga Benário ou Olga Benário Prestes, Maria Bergner era uma revolucionária que defendia o comunismo e lutava para acabar com as desigualdades e injustiças sociais. Nasceu em Munique, na Alemanha, em 1908, numa família judia de classe média. Deportada para a Alemanha nazista, teve sua filha na prisão de mulheres da Gestapo. A jovem sofreu muito. Após sete anos na prisão, foi executada em 23 de abril de 1942, com 34 anos de idade, asfixiada na câmara de gás com mais 199 prisioneiras, no campo de extermínio de Bernburg. Fonte <https://pt.wikipedia.org/wiki/Olga_Ben%C3%A1rio_Prestes>

Nenhum comentário:

Postar um comentário