24 de mai. de 2019

PESQUISA PARTICIPATIVA COM AGRICULTURA FAMILIAR: AÇÕES NO POLO REGIONAL VALE DO PARAÍBA - APTA


ACONTECEU

Curso de Capacitação Pedagógico-Profissional de Agroecologia

Por: Antonio Carlos Pries Devide - pesquisador APTA
 
Público alvo: agricultores e agricultoras da Rede APOENA do Vale do Paraíba
Local: APTA – POLO REGIONAL VALE DO PARAÍBA
Data: 14/05/2019

Área de pesquisas em Agroecologia do Polo Regional Vale do Paraíba - APTA, em Pindamonhangaba - SP.
No setor de fitotecnia do Polo Vale do Paraíba, a unidade da APTA é amplamente utilizada para atividades de pesquisa participativa com agricultores familiares, produtores rurais e técnicos em geral, unindo a pesquisa, ensino e extensão rural.

As pesquisas focam o cultivo de diversas culturas (cultivares de banana, variedades crioulas e cultivares de feijões, milho, cana, olerícolas, mandioca, plantas alimentícias não convencionais – PANC e outras espécies) em sistemas de produção agroecológica. As tecnologias abrangem o cultivo mínimo, plantio direto, sistemas agroflorestais, alley cropping, e outros métodos de conservação do solo e da biodiversidade.

A atividade teve ênfase nos estudos sobre Agrofloresta, por meio do projeto Vitrine Agroecológica – Bases Tecnológicas das Pesquisas em Agroecologia e Agroecologia e plantas alimentícias não convencionais (PANC) - projeto Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
Os agricultores e agricultoras familiares visitaram na unidade da APTA a área de compostagem, produção de biofertilizantes e caldas alternativas, manejo de plantas adubadeiras, moirão vivo de gliricídia (para pastagem ecológica), produção de sementes de adubos verdes, produção de plantas medicinais, condimentares e aromáticas com a extração de óleos essenciais e a unidade de produção de agentes de biocontrole com bioensaio de controle da broca da bananeira em Sistema Agroflorestal.

O objetivo do Curso foi capacitar agricultores da Rede APOENA do Vale do Paraíba sobre Agroecologia e Sistemas Agroflorestais, fomentando a agricultura de base ecológica na região. 

O coletivo de agricultores da APOENA está focado em um Sistema Participativo de Garantia, ou seja, com um modelo de certificação orgânica criado no Brasil que se diferencia dos modelos de auditoria convencional.

ATIVIDADES
Mutirão agroflorestal para o manejo de sistema agroflorestal experimental com cultivares de banana, macaúba, juçara, cambucá, araribá e diversidade de espécies nativas e exóticas adubadas com a mamoneira e gliricídia.
Pesquisa em sistema agroflorestal com cultivares de banana, macaúba, juçara, cambucá, araribá e diversidade de espécies nativas e exóticas.
SAF antes do manejo. A poda vai permitir maior insolação para o plantio de novas culturas agrícolas.
Colheita e poda da mameira Paraguaçu, após estimativa do aporte de matéria fresca. Produção de um saco de 20 litros de cachos de mamona por linha de 70m (15 plantas/linha no espaçamento 5m entre plantas de mamona).

Colheita e poda da mamoneira Paraguaçu, sendo os resíduos aportados nas frutíferas nativas, bananeira. Semeadura de fava (inverno) nos pés de gliricídia (moirão vivo). Atividade orientada pelo pesquisador Dr. Antonio Devide.

Aula de cultivo de plantas alimentícias não convencionais (PANC): como diferenciar TAIOBA de INHAME/TARO,
com a pesquisadora Drª Cristina Maria de Castro.

Aula sobre cultivo de plantas alimentícias não convencionais (PANC) para cultivo em sub-bosque de sistemas agroflorestais: PARIPAROBA, ARARUTÃO, ARARUTA, AÇAFRÃO, ZEDOÁRIA, ARIÁ, MANGARITO e outras espécies,
com a pesquisadora Drª Cristina Maria de Castro.
Visita aos módulos experimentais de sistemas agroflorestais biodiversos para restauração da mata ciliar. Os sistemas foram implantados a partir do ano de 2013, em mutirões agroflorestais com a metodologia APRENDER FAZENDO, em que os participantes auxiliam na criação do sistema através da interação com os pesquisadores. 
SAF biodiverso implantado com coquetel de sementes de espécies florestais em mata ciliar (ano de implantação 2013).

SAf biodiverso misto (sementes e mudas arbóreas) em mata ciliar (ano de implantação 2016).
Explicação do manejo da bananeira BRS Conquista em SAF biodiverso: para cada quilo de fruto, a bananeira aporta o dobro de fitomassa que retorna ao solo após a colheita. A fitomassa do pseudocaule é rica em seiva (80%).
Por Dr. Antonio Carlos Pries Devide 
Sub-bosque de SAF Biodiverso em área ciliar com araruta e juçara.

Regeneração de plântulas de juçara (Euterpe edulis) semeadas em chuvas de sementes.
Adubação verde de pseudocaule de bananeiras, ricos em seiva repleta de minerais (fertirrigação).
  
Horto de PANC em SAF com aleias de gliricídia (adubadeira multiuso) alternada com bananeiras.


Cultivo de capim guatemala em sistema de aleias (alley cropping).

Pesquisa de aleia com guandu em fileira dupla. No interior da fileira está em desenvolvimento plântulas de pitanga preta, que foram semeadas para formar barreira viva perene visando a colheita de frutos.
Cultura de cobertura leguminosa para adubação verde do solo entre aleias de flemíngia.
Pesquisador Dr Antonio Devide
Pesquisa de aleia com flemíngia em fileira dupla. A espécie é perene e multicaule, tolera a sombra e a inundação do solo. Recebe poda anualmente para aporte de matéria orgânica ao solo, na faixa de cultivo de plantas anuais em sistema de plantio direto ou cultivo mínimo. Pesquisadora Drª Cristina Maria de Castro.

Cultura de cobertura - Aveia branca (Avena sativa) - inverno.
Viveiro de pesquisas e produção de mudas de plantas medicinais e aromáticas.
Pesquisadora Drª Sandra Pereira da Silva.

Aula demonstrativa de extração de óleos essenciais para fins diversos, inclusive, uso na agropecuária ecológica.  Pesquisadora Drª Sandra Pereira da Silva.

Aula prática de preparo de agentes de biocontrole com foco na broca da bananeira (Cosmopolistes sordidus), com fungos produzidos em arroz (Beaveria bassiana) realizando o preparo de pasta base que foi aplicada nos pseudocaules após a colheota dos frutos de banana em SAF. O líquido foi coado e utilizado para pulverização na região basal da touceira.  Pesquisador Dr Hélio Minoru Takada.


Integrantes da APOENA - encerramento.

Imagens: Doni Firmino, Giovana Soares, Antonio Devide, Cristina Casto. 
Relato: Antonio Devide

Um comentário: