A Rede agroflorestal do Vale do Paraíba tem um pouco mais de dez anos de atuação e até o presente momento já realizou centenas de atividades relacionadas aos mutirões, vivências e cursos agroflorestais, para implementação e manejo de SAF, bem como para disseminar a cultura agrofloresteira, seus benefícios para a produção rural, para a restauração florestal e para a consolidação da soberania alimentar.
Ao longo dos últimos dois anos - durante a pandemia e seus efeitos óbvios diante da degradação ambiental, da escassez de recursos naturais de qualidade e de saúde humana – a necessidade por produção de alimentos de qualidade, o interesse em uma nutrição adequada e a busca por mais qualidade de vida tem sido uma crescente exponencial e os reflexos das atuais demandas tem sido algo muito positivo para a Rede Agroflorestal.
O imenso potencial dos agricultores e agricultoras da região do Vale do Paraíba, que até certo ponto estava “dormente”, e os mesmos, seguiam com suas produções mediante duras adversidades, vem recebendo subsídios significativos para amplificar suas atividades e fortalecer as iniciativas dessa Rede de atores locais.
Nos últimos anos, diversas instituições financiadoras têm demonstrado interesse em fomentar e dar suporte às propriedades que realizam suas produções nos moldes dos Sistemas Agroflorestais, agregando valor aos produtos e contribuindo de forma significativa para a restauração da paisagem. Diversas agricultoras e agricultores vem sendo beneficiados com o aumento da venda de seus produtos in natura, com a venda de sementes crioulas e com o apoio de maquinários, além da aquisição de capacitação técnica necessárias para ter autonomia e mais confiança na prestação de seus serviços.
Na última sexta-feira (19/08/2022), a emissora Band de televisão a partir do programa Terra Viva, realizou um bate papo com uma das integrantes da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, com o objetivo de entender melhor e divulgar as iniciativas que estão sendo desenvolvidas, em especial o Plano de Ação da Rede, estruturado com apoio da organização WRI Brasil.
Samanta Pineda, repórter e advogada especialista em Direito Socioambiental para o agronegócio, conversou com a colaboradora da Rede, Patrícia Lopes – bióloga, mestre em zoologia, educadora ambiental e agrofloresteira, sobre o que é a Rede, quais os objetivos que movem as ações desse grande grupo de atores, e de que forma a sustentabilidade ambiental está sendo aplicada no Vale do Paraíba e região.
A conversa vai ao ar na terça-feira (23/08/2022) no canal Agromais às 18h00, será reprisado na quarta-feira (24/08/2022) pelo canal Terra Viva às 07h00 e a entrevista ficará disponível no canal Terra Viva do Youtube.
* números do canal Agromais para assistir a entrevista:
Vivo -> 587
Claro -> 189 e 689
Sky -> 569
Nenhum comentário:
Postar um comentário