23 de ago. de 2022

Visibilidade e reconhecimento público para as ações da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba

Por 
Patrícia Lopes 
 bióloga, mestre em zoologia, educadora ambiental e agrofloresteira

A Rede Agroflorestal é composta por agricultores e agricultoras da reforma agrária e do novo rural que se encontram em mutirões para implantar e manejar os sistemas agroflorestais para restaurar a paisagem do Rio Paraíba do Sul. Local: Assentamento Olga Benário, Tremembé- SP. Ano: 2013.

A Rede agroflorestal do Vale do Paraíba tem um pouco mais de dez anos de atuação e até o presente momento já realizou centenas de atividades relacionadas aos mutirões, vivências e cursos agroflorestais, para implementação e manejo de SAF, bem como para disseminar a cultura agrofloresteira, seus benefícios para a produção rural, para a restauração florestal e para a consolidação da soberania alimentar.

Ao longo dos últimos dois anos - durante a pandemia e seus efeitos óbvios diante da degradação ambiental, da escassez de recursos naturais de qualidade e de saúde humana – a necessidade por produção de alimentos de qualidade, o interesse em uma nutrição adequada e a busca por mais qualidade de vida tem sido uma crescente exponencial e os reflexos das atuais demandas tem sido algo muito positivo para a Rede Agroflorestal.

A agrofloresta é um mecanismo de reconexão do ser humano com a natureza. A produção  agropecuária e florestal ligada à restauração florestal é um dos pilares da sustentabilidade do sistema. Imagem: agroflorestor Valdir Martins e os SAF do Sítio Ecológico em São José dos Campos que serão objeto do Curso de Manejo Avançado de 26 a 28 de agosto de 2022. 

O imenso potencial dos agricultores e agricultoras da região do Vale do Paraíba, que até certo ponto estava “dormente”, e os mesmos, seguiam com suas produções mediante duras adversidades, vem recebendo subsídios significativos para amplificar suas atividades e fortalecer as iniciativas dessa Rede de atores locais. 

Nos últimos anos, diversas instituições financiadoras têm demonstrado interesse em fomentar e dar suporte às propriedades que realizam suas produções nos moldes dos Sistemas Agroflorestais, agregando valor aos produtos e contribuindo de forma significativa para a restauração da paisagem. Diversas agricultoras e agricultores vem sendo beneficiados com o aumento da venda de seus produtos in natura, com a venda de sementes crioulas e com o apoio de maquinários, além da aquisição de capacitação técnica necessárias para ter autonomia e mais confiança na prestação de seus serviços.

Na última sexta-feira (19/08/2022), a emissora Band de televisão a partir do programa Terra Viva, realizou um bate papo com uma das integrantes da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, com o objetivo de entender melhor e divulgar as iniciativas que estão sendo desenvolvidas, em especial o Plano de Ação da Rede, estruturado com apoio da organização WRI Brasil. 

Samanta Pineda, repórter e advogada especialista em Direito Socioambiental para o agronegócio, conversou com a colaboradora da Rede, Patrícia Lopes – bióloga, mestre em zoologia, educadora ambiental e agrofloresteira, sobre o que é a Rede, quais os objetivos que movem as ações desse grande grupo de atores, e de que forma a sustentabilidade ambiental está sendo aplicada no Vale do Paraíba e região.

A repórter Samanta Pineda (esq.) do canal Agromais e Patrícia Lopes (dir.), bióloga que participou da elaboração do Plano de Ação da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba.

A conversa vai ao ar na terça-feira (23/08/2022) no canal Agromais às 18h00, será reprisado na quarta-feira (24/08/2022) pelo canal Terra Viva às 07h00 e a entrevista ficará disponível no canal Terra Viva do Youtube. 

* números do canal Agromais para assistir a entrevista:

Vivo -> 587

Claro -> 189 e 689

Sky -> 569

Link de acesso ao Plano de Ação da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba:
https://drive.google.com/file/d/1OoL7rM7F5qsg3OQY6P52xlVbpPj7rJDN/view

E-mail de acesso a inscrição no Curso de Manejo Avançado de Sistema Agroflorestal:
cursositioagroecologico@gmail.com

Imagens: Antonio Devide e Patrícia Lopes

AGRICULTORES APOSTAM EM SISTEMA AGROFLORESTAL PARA ALIAR LUCRO E CUIDADO COM A NATUREZA

No dia 24 de agosto de 2022, outra reportagem foi realizada no Vale do Paraíba e apresentada no programa Jornal Vanguarda, agora, pela TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo. 

As filmagens foram realizadas no assentamento de reforma agrária Conquista, com a produtora Deise Alves e contou com a participação do técnico do projeto Semeando Economia Verde na Mata Atlântica do Instituto Auá, Pedro Kawamura. Outra parte da filmagem foi realizada no campo de pesquisa da APTA em Pindamonhangaba, com o pesquisador Antonio Devide.

Deise Alves, Pedro Kawamura e Antonio Devide falam de SAF na reportagem da TV Vanguarda.

O objetivo da entrevista foi apresentar as vantagens dos Sistemas Agroflorestais para a restauração do meio ambiente e para a segurança alimentar. A matéria completa pode ser acessada pelo link abaixo.

Link: https://globoplay.globo.com/v/10878856/

Imagens: André Bias
Repórter: Tiago Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário