10 de jan. de 2020

ACONTECEU: Plantio de árvores frutíferas e nativas, culturas alimentícias e adubação verde em Lagoinha-SP

MUTIRÃO AGROFLORESTAL NO PRÉ-ASSENTAMENTO AGROECOLÓGICO EGÍDIO BRUNETTO
DATA : 06 de janeiro de 2020 – Lagoinha - SP

Por: José Miguel Garrido Quevedo - Perito Ambiental INCRA-SP

OBJETIVO: Plantio de árvores frutíferas com culturas anuais alimentícias e adubação verde
Área Experimental Agroflorestal Abacateiro - Lote 9 da família de Higor e Daniela

INTRODUÇÃO: 
        No dia do aniversário do Higor, agricultor do lote 9, realizou-se a instalação de um SAF em mutirão com agricultores, agricultoras e familiares daquele Assentamento e este servidor. Ao final, foi oferecido refeição com produtos locais. Quem participou trouxe ferramentas de trabalho. 
       Essa é a síntese do que os integrantes da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba nos proporcionou neste dia de Santo Reis. Uma descrição de atividades desenvolvidas nesta Rede, que une corações. E lá vamos relatar mais um mutirão...
        Esta forma de trabalhar a instalação e manutenção dos sistemas agroflorestais reúne ingredientes que a Rede proporciona aos participantes e faz-nos sentir pertencente a um coletivo. Assim vejamos:

BENEFICIÁRIOS: 

     Foi realizado num espaço dedicado a produção de olerícolas desta família, mola mestre que impulsiona a união e organização de um grupo de comercialização que vem rendendo, liga que une a trajetória destes agricultores. É deste coletivo que participam de um grupo onde fornecem alimentos orgânicos a consumidores nas cidades de Taubaté, Guarantiguetá e Ubatuba, Grupo que escolhe os produtos de suas cestas por meio de WhatsApp. Semanalmente é divulgado a colheita da semana, beringelas, abóboras, alface, quiabo, pimentão, são alguns exemplos. Cabe lembrar que nas mãos da Daniela, companheira do Higor, são transformados em conservas, que não perdem para nenhum gourmet. Esta forma de comercialização vem pouco a pouco se firmando entre estas famílias, já são doze famílias que estão neste grupo de comercialização.
      Este dia de trabalho uniu os jovens, as mulheres, os homens do Assentamento e colaboradores que auxiliam no desenvolvimento deste assentamento e são estímulo para aquelas famílias participarem daquela ação. O objetivo do encontro: É escola viva sobre a Agroecologia e os Sistemas Agroflorestais. Congregando este movimento, a presença de um agricultor mais experiente, que foi nosso instrutor, que nos conduziu neste dia de aprendizado em Sistemas Agroflorestais.

SISTEMATIZAÇÃO DO SAF: MANEJO DE PLANTIO E DIVERSIDADE
     Foram distribuídas 13 mudas de abacate, 30 mudas de café, 2 mudas de urucum, 10 mudas de Cambuci, 10 mudas de castanha macadâmia, 10 mudas de romã, 15 mudas de nêspera, 10 mudas de graviola, 10 mudas de maça, 10 mudas de pêssego e 10 mudas de araucária, entre as mudas, rizomas de 5 espécies de banana. O espaçamento utilizado foi de três metros.
Área de implantação: detalhe na distribuição de cana prá fazer o quebra vento/quebra sol do sistema (zíper) na bordadura.

     Como espécie adubadeira foram utilizadas a mamona preta, o feijão guandú e o feijão de porco. Como culturas de ciclo mais rápido foram utilizadas o milho, o quiabo e o feijão de corda e como raízes a mandioca e a batata doce. Finalmente como cultura de isolamento a cana de açúcar. Pretende-se semear ainda o girassol e o margaridão.
    O desenho deste SAF proposto é: Entre estas linhas de árvores, bananas e adubos verdes, serão cultivados faixas de culturas, a saber: Faixa de feijão de corda, faixa de mandioca e faixa de milho com feijão de porco.
Croqui de plantio de SAF com ênfase em fruticultura e culturas alimentícias tuberosas.

Como aprendizado do dia, o manejo do facão para preparo das ramas da batata doce, elas são enroladas como a Coroa de Cristo, que permitem melhor pegamento e distribuição das raízes. Nos rizomas da banana foi realizado o toalete para retirar brocas e plantadas deitadas, a fim de forçar o melhor enraizamento dos brotos, e ainda, a cana-de-açucar foi colocada no sulco e posteriormente cortada com o facão, o que facilitou bastante a operação.
Plantio em sistema de mutirão: abacateiros carro-chefe com frutas nativas, adubadeiras e espécies alimentícias em faixas.

LAGOINHA ÉM UM LUGAR MUITO ESPECIAL!!!        
       É final de tarefa, antes de almoçar fui até a cachoeira me refrescar um pouco com as crianças
da Daniela e com o Senhor Cícero, avô adotivo destas crianças. Novamente me senti avô. Ficou marcado para cada segunda feira, uma reunião como esta, no espaço da sede e de um agricultor que queira instalar SAFs em seu lote.
        Me despeço destes agricultores, o Higor e a Daniela sua companheira, uma Chef, que tem prazer em fazer e distribuir quitutes, com aprendizado no coração, me sentindo bem entre eles.

Revisão e adaptação para blog: Antonio Devide - pesquisador APTA/Vale do Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário