27 de abr. de 2022

1ª Formação em CSA do Vale do Paraíba

Por
Bruna Tau 
Co-agricultora da CSA Guajuvira

No último feriado (21-24/Abril/2022) tivemos a 1ª Formação em CSA do Vale do Paraíba! Foram 4 dias de formação no Sítio Ecológico dentro do assentamento Nova Esperança aqui em SJC, tudo organizado pelo balaio de CSAs do Vale do Paraíba. 


Os coordenadores Nacionais da CSA Claudia e Wagner estiveram presentes contando a história desde quando a CSA veio da Alemanha para o Brasil e através de aulas teóricas e vivências passamos por toda base filosófica e metodológica de como é a formação de uma CSA.


Na Quinta tivemos a presença da Valéria Pascoal, uma das fundadoras da CSA Brasil, falando sobre saúde numa aula bastante interativa com os participantes.


Na sexta fizemos visitas aos sítios onde estão as CSAs Pindorama e Sítio Ecológico, conhecendo as atividades dos agricultores de perto.

Já no Sábado a tarde tivemos a presença da agrônoma Luciana falando sobre planejamento de produção, uma ferramenta extremamente importante para as CSAs.


Finalizamos o 4º e último dia com uma noite cultural animada em volta da fogueira conversando sobre a história do assentamento do MST, Nova Esperança e violão.


Agradecemos toda colaboração voluntária que tivemos, seja com algum valor, com alimentos, na cozinha ou na organização de todo operacional. Foram aproximadamente 40 pessoas! Participantes de vários lugares. Teve gente de Tremembé, Lagoinha, Monteiro, São Luís do Paraitinga, Taubaté, Pinda, Piracicaba, Sul de Minas e São José dos Campos. Algumas pessoas já eram coagricultoras, outras agricultoras e outras queriam conhecer o conceito de CSA pra fundar novas CSAs ou simplesmente conhecer o que é uma CSA.

Agradecemos também o Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos e região que deram um aporte financeiro e de estrutura para que este encontro acontecesse. 

@csa_brasil 
#sjc #agroecologiafamiliar #csabrasil #saojosedoscampos

Organização: Thais Rodrigues da Silva  - CSA Guajuvira e equipe do Assentamento Nova Esperança
Imagens: Doni Firmino, Thais Rodrigues da Silva e Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário