12 de abr. de 2022

MANEJO DE PODA PARA CONTROLE DO ÁCARO DA LICHIA

Dia de Campo na Unidade Demonstrativa Agroecológica – Sítio Benvinda Conatti, no Projeto de Assentamento Conquista em Tremembé da companheira Deise Alves.

Por: José Miguel Garrido Quevedo, Perito Federal Agrário do INCRA SP

A Cooperativa Mista de Agricultores de Tremembé e Região vêm se esforçando para incentivar a Transição Agroecológica de seus cooperados. 

O Objetivo da Unidade Demonstrativa Agroecológica é propiciar caminhos buscando esta transição, particularmente na instalação de Sistemas Agroflorestais. Assim foi instalado a unidade demonstrativa apoiada pelo Instituto Auá, visando o manejo de Sistemas Agroflorestais com ênfase na Restauração, mas também com foco na produção de citros, lichia e frutíferas nativas, tais como uvaia, cambuci, grumixama, cereja do rio grande, jabuticaba e as espécies nativas para madeira, como o guanandi, louro pardo, ipês, mognos e a exótica eucalipto. 

O Projeto é financiado pela Fundação Banco do Brasil - FBB, que forneceu os fertilizantes Yoorin, Ekosil, calcário, além de farinha de osso, composto pró-vaso e adubos nitrogenados torta de mamona e N organ; as sementes de adubo verde feijão de porco, feijão guandu, crotalária, nabo forrageiro e girassol, além do preparo de solo.

Já a TNC (The Nature Conservancy) proporcionou o plantio por muvuca, onde o solo foi preparado por meio de gradagens a fim de controlar a braquiária e deixar o solo solto. Depois foi passado o tratorito fazendo linhas em sulco num espaçamento de três metros para permitir que se fizesse a passada de roçadeira para incorporar matéria orgânica na linha. Nesta linha de plantio foi semeado as sementes de 80 espécies de nativas, mais os adubos verdes guandu, feijão de porco e crotalária, além de milho e abóbora. Na lateral destas linhas foi plantado manivas de mandioca.

O grande desafio desta agricultora é tornar o carro chefe do lote, o produção de Lichia, orgânico. O convívio com o ácaro da erinose e o tratamento com homeopatia e a adubação orgânica vem sendo o manejo aplicado. Este ano vai ser realizado o manejo da poda que até os dias atuais vêm se mostrando como o melhor forma de controle para a infestação pelo ácaro da erinose da lichia. Trata-se da poda preventiva e poda de controle permitindo que a atividade da lichicultura seja conduzida de forma satisfatória.


Takanoli Tokunaga: engenheiro agrônomo aposentado, diretor por vários anos do Núcleo de Produção de Mudas de São Bento de Sapucaí do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM), da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI-CDRS) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, foi o introdutor da Atemoia no Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário