O 1º Encontro de Produtores de Cúrcuma do Leste Paulista aconteceu no dia
24 de junho no setor de fitotecnia da APTA - Agência de
Tecnologia dos Agronegócios, em Pindamonhangaba. Tivemos apresentações on-line de resultados de pesquisas e sobre a cadeia da cúrcuma.
O Dia de Campo teve por objetivos: Apresentar os sistemas de produção agroecológica desenvolvidos na APTA, a colheita, o processamento artesanal, o preparo da cúrcuma para a comercialização e a troca de experiências de produtores de cúrcuma que apresentaram seus produtos e a experiência da empresa Kampo de Ervas.
A cúrcuma (Curcuma
longa L. ) na APTA é cultivada em Sistemas Agroflorestais, a saber:
- Em SAFs multidiversos, sendo utilizado como extrato baixo como no SAF Macaúba, Sistema Agroflorestal com banana, gliricidia, macaúba, frutíferas nativas e palmito juçara.
- Em Aleias, com o cultivo da cúrcuma na entrelinha de flemíngia (Flemingia macrophylla), adubo verde perene multicaule que se desenvolve bem em áreas inundáveis.
- Em SAF instalado por muvuca de sementes, onde já se encontra na forma perene desde o ano de 2013.
- Em SAF com feijão guandú (Cajanus cajan), este ainda não implantado, apresentando-se como opção de cultivo.
O cultivo da cúrcuma se dá em sistema semi-sombreado, melhor dizendo, em meia sombra, onde alcança as maiores produtividades, que gira entre 800 gramas até 3 quilos por planta a depender das condições de solo e clima que são oferecidos às mesmas.
Um fator importante para seu cultivo é a cobertura do solo com cobertura morta. Assim, o SAF é manejado a fim de garantir a cobertura do terreno.
Na APTA há dois períodos de colheita, com um ano de cultivo e com dois anos de cultivo a depender das condições edafoclimáticas proporcionadas às plantas. Também tem a cúrcuma soca semi-perene que se regenera nos SAF, sendo colhida de maneira extensiva.
Boas produtividades são alcançadas no segundo ano de plantio na maioria das vezes. A colheita ocorre quando as folhas
secam no outono-inverno, sendo os rizomas colhidos de forma manual através
do enxadão.
Assim que colhidos os rizomas são lavados com mangueira com pressão para retirada de terra, momento que são separados os rizomas filho (dedos) e mãe (cabeças), reservando-se as cabeças para novos plantios porque regeneram plantas mais viçosas devido à maior quantidade de reservas e gemas.
Em seguida, ocorre uma importante operação: o branqueamento, que consiste em colocar os rizomas filhos em sacos de rafia furados no fundo, imersos em um tambor com água fervente por 15 minutos.
Com esta operação evita-se que haja o surgimento de brotos e ocorre uma transformação do amido no rizoma (gelatinização) que permite um produto de melhor qualidade.
O Rendimento do processamento é de 1.000 kg de rizoma fresco (1 tonelada) para cerca de 100 kg de rizoma seco.
A APTA vem comercializando a sua produção com a empresa Kampo de Ervas a um valor de R$ 25,00 o quilo da cúrcuma seca, sendo que foi necessário a apresentação do selo de produto orgânico para alcançar este valor de venda. Fortalecer a criação de um arranjo produtivo local (APL) para a cúrcuma, favorecendo a expansão da lavoura em sistemas agroflorestais agroecológicos, também foi um dos objetivos do evento.
Participaram técnicos, produtores e produtoras de nove municípios: São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, São Francisco Xavier e Piracaia, na Serra da Mantiqueira, e Taubaté, São José dos Campos, Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga e Lagoinha, no Vale do Paraíba.
Trouxeram e apresentaram seus produtos elaborados com cúrcuma: Alda do assentamento Egídio Brunetto de Lagoinha (óleo e xarope de cúrcuma) e Marília de Paula de Pindamonhangaba (cúrcuma desidratada).
Programação:
24/6/2022 - sexta-feira (manhã)
- 8:00- Recepção
- 8:30h – Resultados de pesquisas sobre cúrcuma e perfil produtores
- – Drª Cristina Maria de Castro e Dr. Antonio Devide – pesquisadores da APTA Regional/URPD-Pindamonhangaba
- 9:00h – Uso da cúrcuma na empresa Kampo de Ervas
- – Ademar Menezes Junior – professor e empresário rural (on-line)
- 10:00h - Visita de campo em áreas de produção orgânica (colheita da cúrcuma)
- 10:40h – Oficina de beneficiamento artesanal de cúrcuma
- 11:30h - Avaliação
- 12:00h – Encerramento e confraternização
Coordenação: Cristina Maria de Castro e Antonio Devide - APTA
Imagens: José Miguel Garrido Quevedo, Antonio Devide, Guilherme Ferrão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário