O 10º Encontro da Rede de Estudos Rurais, que ocorreu na Universidade Federal de São Carlos (Campos São Carlos), entre os dias 27 e 31 de agosto, “teve um saldo bastante positivo porque pode contar com a colaboração de pesquisadoras e pesquisadores do Brasil todo, voltados aos desafios do rural brasileiro e, com isso, estabelecer redes, perspectivas, diagnósticos para que, a partir da observação dos verdadeiros problemas que acometem o rural brasileiro e os povos do rural - povos das águas, dos campos e das florestas-, tentar avançar numa agenda propositiva para o próximo período”, comenta o Prof. Dr. Joelson Carvalho, responsável pela organização do evento.
A impressão da Comissão Local de Organização é que ao fim das atividades, a partir dos diálogos que se processaram na avaliação do evento, “saímos desse encontro renovados e inspirados para avançar mais, de maneira crítica e assertiva, para o enfrentamento dos problemas rurais, dos problemas que acometem rural brasileiro, lançando luz principalmente às populações mais vulnerabilizadas e seus dilemas, buscando coletivamente o desenvolvimento agrícola e agrário mais justo, solidário e inclusivo”, completou Prof. Joelson Carvalho.
O tema do 10º Encontro das Redes de Estudos Rurais foi “Terra, Fome e Poder – desafios para o Rural Contemporâneo” e contou com 12 grupos de trabalho, 4 mesas redondas e duas conferências - uma de abertura e uma de fechamento.
O trabalho foi submetido por Renata Egydio junto com os orientadores Prof. Dr. José Maria Guzman Ferraz e Profª. Drª. Maria Teresa V. N. Abdo, e contou com a participação do pesquisador Dr. Antonio Carlos P. Devide, e fez parte do GT5 - Conflitos socioambientais, dinâmicas espaciais e as instituições e políticas do desenvolvimento territorial.
O síntese dos trabalhos do GT5 está no link https://redesrurais.org.br/sinteses/GT05.pdf
2 – Alternativas para o desenvolvimento territorial > 2.3- Desafios para os sistemas agroflorestais (SAFs) no Vale do Paraíba Paulista: reflorestamento e geração de renda.
A apresentação desse trabalho foi importante para apresentar os dados do Plano de Ação da Rede Agroflorestal, que virão a ser cruzados aos dados do projeto Conexão Mata Atlântica, também desenvolvido com foco em SAF em propriedades rurais no Vale do Paraíba. A análise crítica dos dados levantados pelos dois projetos compõe o trabalho de doutorado de Renata Egydio na UNIARA.
Texto elaborado por Renata Egydio
Adaptação para o blog: Antonio Devide - pesquisador da Apta Regional Vale do Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário