18 de dez. de 2023

Curso de Documentário para a Juventude do MST - por Felipe Gemelli

A tarefa da comunicação, pra qualquer movimento social, é uma tarefa fundamental, que envolve não somente aqueles que estão designados, mas todas, todos e todes que fazem parte da luta e da história. 

Nós dias 02 e 03 de Dezembro, o Assentamento Agroecológico Egídio Brunetto, em Lagoinha, executou uma segunda formação do *Curso de Documentarismo de Impacto Social*, um projeto que envolve o coletivo regional de comunicação do MST Vale do Paraiba, a Grão Filmes e o Sesc, tendo como objetivo, capacitar a base a utilizar as ferramentas do áudio visual, numa ótica contra hegemônica e em defesa do território. 

Dominar essas ferramentas também é uma importante forma de luta contra as imposições do capital, construindo narrativas populares, que representam não somente nas palavras, mas também numa nova estética popular.

A ampliação e o acesso as ferramentas tecnológicas como os celulares, por exemplo, poderia ser um grande avanço na democratização, mas não é o que aconteceu. O capital nos ludibria, constantemente com a individualização do ser e a mercantilização da cultura, da estética e da informação. Tornaram a comunicação, comoddities, mas não qualquer, porque a comunicação perdura nas mentes e nos corações das pessoas, disseminando valores, comportamentos e ideias. 

Durante a execução do curso de documentarismo social, pudemos aprofundar nossos debates e estudos sobre uma nova forma de construir narrativas. Trabalhando a temática dos 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, podemos criar uma relação de compreensão sobre o protagonismo e a importância de cada história para o conjunto de uma organização que desempenha um importante papel na luta pela reforma agrária popular. 

As experiências se somaram de diversas localidades, na pluralidade da base onde se idade, cor, gênero ou sexualidade,  são amparados pelo vermelho da bandeira e se transformam em arte. Mais do que dominar uma estética predeterminado pelo cinema estadunidense, pudemos trabalhar os valores políticos que nós unem, pavimentando, mesmo que numa escala pequena, o exercício democrático da comunicação.

por Felipe Gemelli 





Nenhum comentário:

Postar um comentário