30 de nov. de 2023

Relato de vivência em Horta Medicinal - por Nelson Pompeu

 Olá a todas e todos !

    Quero compartilhar uma experiência transformadora que vivenciei neste mês de novembro de 2023, no Assentamento Agroecológico Egídio Brunetto, na cidade de Lagoinha/SP, onde tive a oportunidade de mergulhar na riqueza da vida comunitária e na cultura da plantação de ervas medicinais.

    Ao adentrar aos portões do assentamento, fui recebido calorosamente pela comunidade local, unida por um propósito comum: a busca por justiça social e a construção de um modo de vida mais equitativo. 

    A solidariedade era palpável, permeando cada interação e projeto desenvolvido pelos moradores. A sensação de pertencimento era intensa, criando laços que transcendiam as fronteiras físicas das pequenas casas e se estendiam até os campos onde a vida pulsava em suas formas mais diversas.

    Uma das práticas mais fascinantes que testemunhei, foi a dedicação ao mutirão da horta medicinal. Os membros da comunidade tinham o cuidado de cultivar uma variedade de plantas, algumas delas  nativas da região.

    Ao caminhar pelos canteiros, fui guiado por moradores experientes, que compartilhavam seus conhecimentos sobre as propriedades curativas de cada erva e a forma de cultivá-las. 

    Pude notar, que a gestão da horta, era de um esforço coletivo, onde todos contribuíam com seu tempo e habilidades.

    No vibrante cenário do assentamento, pude notar a importância da presença feminina no mutirão de plantação de ervas medicinais, se destacando como um elemento vital e transformador. Nesse contexto, as mulheres desempenhavam papel fundamental, não apenas como participantes ativas, mas como líderes e guardiãs do conhecimento relacionado às plantas e seus cultivos.

    Além do aspecto medicinal, a plantação de ervas também era encarada como uma forma de resistência. Os membros do assentamento entendiam que a preservação da biodiversidade local era essencial para a sustentabilidade ecológica e para a preservação das tradições culturais. 

    Assim, o cultivo das ervas medicinais era um  ato de resistência e preservação do conhecimento ancestral.

    Os benefícios dessa prática eram notáveis não apenas para a comunidade, mas também para aqueles que buscavam conhecimento. Pude testemunhar histórias de cura e renovação que ecoavam a ideia de que a natureza, quando respeitada e compreendida, oferece recursos inestimáveis para o bem-estar humano.

    Minha vivência nesse assentamento do MST,  foi marcada pela beleza da solidariedade, pelo compromisso com a justiça social e pela conexão profunda com a natureza. Aprendi que a vida em comunidade, aliada ao cultivo consciente da terra, é uma fonte inesgotável de sabedoria e cura.

    Essa experiência deixou uma impressão duradoura em mim, reforçando a importância de construirmos sociedades baseadas na colaboração, na justiça e no respeito à natureza.

    Que possamos, todos, aprender com essas lições e trabalhar juntos para criar um mundo onde a comunidade e a natureza prosperem em harmonia.

    Muito obrigado.
    Sem dúvida, voltarei outras vezes !

Nelson Camargo Pompeu é advogado trabalhista, fotógrafo e apoiador das causas do MST.

Foto por: Nelson Camargo Pompeu

Foto por: Nelson Camargo Pompeu

Foto por: Nelson Camargo Pompeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário