20 de jan. de 2024

Relato sobre o Mutirão do Plantio de Juçara, ocorrido na Igreja Céu do Vale-Ribeirão Grande-Pindamonhangaba-SP.

Por André Luís de Souza - Assentamento Luís  Carlos Prestes - Taubaté


               💚💚💚💚💚💚💚

Iniciar o ano com o Mutirão  do Plantio da Palmeira Juçara, foi como plantar afetos e imprimir na alma a sensibilidade depositada por todos dentro de um ambiente acolhedor e rico de significados. 

Na ida para a Comunidade da Igreja Céu do Vale, no bairro Ribeirão  Grande em Pindamonhangaba, vários sentimentos e sensações despertaram em mim. Primeiro foi a incerteza por não  saber de como iria rolar o mutirão. 

Depois, quem seriam as pessoas que iriam compor os nossos momentos de diálogo, de trocas de afetos e do despertar de sentimentos  e por último, de como seria a distribuição  dos trabalhos, tais como: separar as mudas, fazer os berçários, plantio só da juçara em áreas  alagadas ou da mistura com a muvucas das sementes, etc. 

Posso afirmar que já  na ida para o local nos deparamos com muitas paisagens que nos remete a paz, a estética e a integração. Com a chegada fomos todos bem recepcionados. Tivemos um tempinho para tomar o café  e depois todos encaminhados para uma roda de conversa com o intuito de nos apresentar, falar das nossas motivações e  da vontade de estar aberto a aprendizagens novas. Ali na apresentação senti que a conexão e a rede de afetos e significados se expandiram nos tornando uma coisa só pertencentes a esse planeta maravilhoso de tantas possibilidades e de situações.  

O fato de ter deixado os meus compromissos para somar a outros no plantio da Juçara, não só  me despertou um olhar cuidadoso,  mas como aquele que adota uma semente para ver germinar, crescer e dar seus frutos. 

Acho que para quem foi nessa vivência do mutirão fica difícil de mensurar o quanto foi saudável participar de um momento único, de encontrar com nós mesmos integrados a Mãe Terra. 

Agradeço aqui, especialmente  a Deise da Rede Agroflorestal que me convidou para fazer parte desse mutirão. Por isso digo, que este mutirão foi único e irrepetivel e estará  marcado em nossas memórias,  pois cada gesto, cada olhar, cada lançamento de sementes, cada cântico perpetuou a nossa vida. Que os astros possam acolher o que nós  plantamos naquele dia e para aqueles que não  puderam participar, tentem viabilizar vivências de mutirão, principalmente quando for para plantar porque o planeta precisa dessas atitudes para regenerar a nossa Mãe Terra que grita por socorro.



Rede Agroflorestal: https://www.instagram.com/p/C2KeF2rr8Lu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário