24 de out. de 2023

Semeando a Rede da Cadeia Produtiva Agroflorestal da Juçara - O Açaí da Mata Atlântica

O Grupo Rede de Coletores de Sementes do Vale do Paraíba e a Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, foram contemplados em Setembro de 2023 na chamada de projetos da Organização Fundo Casa Socioambiental (associação sem fins lucrativos que busca promover a conservação e a sustentabilidade ambiental, a democracia, o respeito aos direitos socioambientais), com o projeto:

Semeando a Rede da Cadeia Produtiva Agroflorestal da Juçara. O “açaí” da Mata Atlântica –

(Promovendo a restauração, fomentando a produção, agregando valor, disseminando o consumo e expandindo o mercado)

O projeto conta com duas frentes:

O Projeto será desenvolvido a partir do bairro rural do Ribeirão Grande, em Pindamonhangaba-SP, cuja renda local recai na agropecuária, exploração florestal de eucalipto e turismo. Boa parte das terras localizadas na franja da Serra da Mantiqueira também estão inseridas na APA da Mantiqueira, cujo zoneamento permite o uso sustentável agropecuário e prevê a recuperação dos mananciais.

Veja abaixo como o projeto irá funcionar:

Esse projeto é a necessária etapa inicial (por isso, Semeando) de uma visão e caminhada de mobilização e expansão da cadeia produtiva agroflorestal da Juçara e demais Frutas Nativas da Mata Atlântica, tendo como carro chefe, a Palmeira Juçara, do ponto que se encontra, até atingir o nível de um APL (Arranjo Produtivo Local), com potencial de gerar centenas ou até milhares de possibilidades de emprego e renda para a região e entorno. A massiva divulgação e marketing buscará o aumento exponencial da demanda por produtos oriundos da Palmeira Juçara, extraídos sustentavelmente ou através da agricultura regenerativa e agroflorestal, inserindo gradualmente, mais agentes coletores e produtores (jovens e famílias agricultoras) ampliando a cadeia de produção dessa importante espécie nativa que já esteve ameaçada de extinção, promovendo, assim, a preservação e o cultivo da espécie, colaborando também, com a restauração da paisagem do Vale do Paraíba. 

A Cadeia Produtiva da Juçara, consorciada com a produção de outras Frutas Nativas, vai trabalhar por uma dinâmica organizativa entre diversos empreendimentos, famílias agricultoras, cooperativas, associações do campo agroecológico e da economia solidária, e organizações de assessoria, comunicação e marketing, as quais partilham de um conjunto de princípios e constroem de maneira coletiva acordos operacionais.

A etapa da produção está assentada em dois tipos de manejo: sistemas agroflorestais e extrativismo tanto em áreas de roça como também de matas nativas e quintais. A etapa do processamento é realizada por famílias, associações e cooperativas de agricultores, que transformam a fruta em polpa e produtos mais elaborados, como pães, bolos, sucos, sorvetes, geleias e picolés. Num formato de produção, processamento e distribuição de alimentos, dentro de uma lógica de estímulo à conservação da biodiversidade local onde os trabalhadores sejam os protagonistas numa rede colaborativa. 

Este presente projeto, sendo a base da construção dessa Rede, terá como produtos:



Objetivos realizados:

Planejamento de Atividades, Planejamento de Planos de Marketing, elaboração de criativos (anúncios e panfletos), Concepção de site e e-commerce, Identificação de Campo (mapeamento de matrizes), Interlocução com Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba e Secretarias Municipais de agricultura, meio-ambiente e educação de Pindamonhangaba, além de outras entidades que serão divulgadas após estabelecimento efetivo de parcerias. 

Em andamento:

  1. Divulgação, chamamento e inscrição de interessados(as) em compor a Rede em um dos elos da cadeia (restauração, preservação, plantio comercial, coleta, produção e beneficiamento dos derivados, lojística, divulgação e marketing, comércio).
  2. Reunião de apresentação do Projeto da Rede, com comunidade, beneficiários(as) e interessados(as) no Centro Comunitário do Ribeirão Grande.
  3. Lançamento do site da Rede Juçara e Cia 
  4. Reunião com a comunidade do Ribeirão Grande, no centro comunitário do bairro: 9 de Novembro de 2023
  5. Mutirão de repovoamento de 1 hectare na Fazenda Nova Gokula (área da Hospedaria Lótus) com Oficina sobre o potencial econômico da Juçara: 02 de Dezembro de 2023
  6. Oficina de produção de mudas de Juçara no Assentamento Conquista: 10 de Novembro de 2023
  7. Mutirão de repovoamento de 1 hectare no Sitio Céu do Vale, com Oficina sobre Manejo da Palmeira Juçara: 24 de Novembro de 2023 (vide agenda a seguir)
  8. Lançamento de Cartilha e Boletim da Rede Juçara e Frutas Nativas: Dezembro de 2023 

Demais atividades, reuniões e mutirões serão divulgados em breve. As datas das atividades serão sempre confirmadas com antecedência e devidamente divulgadas!

A equipe deste projeto é composta por:

  • Coordenadores, Planejamento, Compras, Oficinas e Monitoramento: Mariana Pereira e Kirttan Godoi.
  • Oficinas de SAF, coleta e processamento de Juçara e apoio no planejamento: Pedro Valadares.
  • Comunicação e Marketing: Arthur Fermiano.
  • Secretaria e documentação: Juliane Ferreira.

Para acessar o projeto na íntegra, clique no link: https://bit.ly/projetoredejuçara

Continue acompanhando este blog e as redes sociais: 

@rede.agroflorestal

@sementesdovaledoparaiba



Nenhum comentário:

Postar um comentário