23 de abr. de 2024

Seminário: Sementes Florestais e Áreas de Muvuca

Pesquisa, Monitoramento e Resultados Preliminares no Vale do Paraíba

foto créditos: Marcielle Monize

O Vale do Paraíba, região rica em biodiversidade e história, será palco de um encontro significativo para os profissionais e entusiastas da área ambiental: o Seminário sobre Sementes Florestais e Áreas de Muvuca.

 

Organizado por especialistas e instituições renomadas, o seminário tem como foco a apresentação de dados de pesquisas sobre qualidade de sementes florestais e de áreas de restauração com muvuca de sementes. Visa, também, a capacitação de agricultores/as coletores/as de sementes florestais e técnicos/as que atuam em programas de restauração florestal


Temas em destaque incluem:

      O Projeto de pesquisa sobre a Qualidade de Sementes e das Áreas de Muvuca no Vale do Paraíba, Antonio Devide Pesquisador da APTA;

      O que é a Muvuca de sementes? Giovanna de Oliveira Bernardes dos Santos

– Assessora técnica de Restauração Florestal do ISA/Redário/ Caminhos da Semente

      O Redário e resultados da Expedição Restauração e Redes de Sementes – 2023, Edézio Miranda – Restaurador Ecológico da Agroícone/Caminhos da Semente/Redário

      Resultados preliminares do Monitoramento de áreas de muvuca, Klécia Gili Massi - Professora do Instituto de Ciência e Tecnologia. Departamento de Engenharia Ambiental. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Beatriz Rivaldo bolsista da Unesp-ICT SJC/Fundag

      Resultados preliminares das pesquisas sobre Qualidade de Sementes coletadas no Vale do Paraíba, Professor Júlio César Raposo de Almeida – Departamento de Ciências Agrárias da Unitau, Elisandra Riva – responsável técnica do Laboratório de Sementes da Unitau e Déborah Aguiar – bolsista Unitau/Fundag

      Visita ao Laboratório de Análise de Sementes da Unitau com Elisandra Riva responsável técnica do Laboratório de Sementes e Déborah Aguiar bolsista Unitau/Fundag.

Próximos passos: Contribuições na construção participativa da agenda da restauração 2024

Avaliação e fechamento


Além das apresentações técnicas, o seminário contará com visita ao laboratório e espaços para networking, proporcionando uma rica troca de experiências e conhecimentos entre os participantes.

 

Detalhes do Evento:

       Data: 30/04/24

      Local: Unitau - Taubaté - SP

      As inscrições devem ser feitas através do link inscrição.

      Público-alvo: Técnicos de restauração, pesquisadores, professores, estudantes, agricultores/as e coletores/as de sementes, gestores públicos e interessados no tema.

      Endereço: Departamento de Ciências Agrárias, Auditório, Estr. Mun. Prof. Dr. José Luís Cembraneli, 5000 Jardim Sandra Maria

 Não perca a oportunidade de participar deste importante seminário e contribuir para o avanço das pesquisas e práticas de restauração florestal no Vale do Paraíba. Junte-se a essa jornada de aprendizado, colaboração e conscientização ambiental!

 Para mais informações entre em contato pelo e-mail: tamborilproducao@gmail.com


Sobre o Vale do Paraíba

Localizado entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o Vale do Paraíba é uma região estratégica para a conservação da Mata Atlântica e outras formações vegetais. Com uma diversidade de ecossistemas e desafios ambientais, a região serve como um laboratório vivo para estudos e projetos de restauração e conservação ambiental. A região tem vocação para empreendimentos florestais sustentáveis. Porém, é carente de pesquisas que deem sustentação ao avanço desse setor, ligando o conhecimento popular e acadêmico para modificar a paisagem.

Sobre Muvuca de Sementes

Dentre os métodos promissores de restauração se destacam a semeadura direta de florestas por meio de ‘muvuca’ de sementes e os sistemas agroflorestais sucessionais biodiversos. A muvuca é uma técnica de restauração ecológica que gerou um arranjo socioprodutivo na região mato-grossense da bacia do rio Xingu, conhecido por ‘Rede de Sementes do Xingu’ (RSX) e ganhou destaque no Vale do Paraíba no ano de 2017 como oportunidade de negócios para famílias coletoras de sementes florestais, gerando renda e inserindo o componente humano nas atividades de restauração florestal.

Muitos produtores rurais e agricultores familiares que iniciaram a coleta de sementes para abastecer suas áreas de sistemas agroflorestais, há mais de 10 anos, estão coletando sementes e reunindo uma quantidade maior de sementes que possibilita instalar áreas de restauração com muvuca em larga escala, inclusive, vindo a abastecer projetos de pesquisa e editais.


Origem das sementes dos SAFs e Muvucas 


Os mutirões entorno da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba despertaram o interesse pela prática de coleta de sementes visando abastecer os SAF e promover as trocas nos mutirões. As agroflorestas ganharam escala e promoveram a união das pessoas que atualmente são acessadas por diversas organizações interessadas em promover a restauração florestal na bacia do Paraíba do Sul, SP. 
O advento da severa escassez hídrica ocorrida entre os anos de 2013-2015 ajudou a despertar o movimento da restauração florestal, impulsionado por organizações como WRI Brasil (World Resources Institute), TNC Brasil (The Nature Conservancy), ISA – Instituto Socioambiental, FAPESP-Conexão Mata Atlântica, a iniciativa Caminhos das Sementes, que busca disseminar/adaptar as técnicas de semeadura direta (muvuca) de florestas, entre outros atores.
O processo produtivo de estruturação dos coletores também avança a cada dia, motivado pelo esforço e compromisso de atores locais ligados a terra e a reforma agrária, que mobilizam pessoas para estruturar o trabalho de coleta e produção de sementes < https://www.sementesdovaledoparaiba.org.br/sobre >. 
Em 2021, o espaço da APTA Regional em Pindamonhangaba se tornou parte desse processo para viabilizar o armazenamento de sementes e articular a união de pesquisadores que estão abordando o tema das sementes e da restauração com muvuca nas unidades de ensino e pesquisa do Vale do Paraíba. Como parte do processo, o grupo também teve o apoio da Coomatre para iniciar as atividades de comercialização, bem como outras organizações e apoiadores.
Atualmente, o grupo Coletores de Sementes do Vale do Paraíba é uma iniciativa socioambiental engajada na restauração ecológica e na reaproximação do Ser humano à natureza articulando formações, coletas, beneficiamento e comercialização das sementes do Vale do Paraíba.


Contato

Marcielle Monize









Nenhum comentário:

Postar um comentário