10 de jun. de 2013

Semana do Meio Ambiente - Dia de Agrofloresta


A Prefeitura de Pindamonhangaba promoveu  na Semana do Meio Ambiente diversas atividades sob o tema "Meio Ambiente sob Vários Olhares".

O dia 06 foi dedicado à Agrofloresta! Em parceria com a Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, representada por 6 de seus membros, dentre eles: Cristina Castro e Antonio Devide – pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA Pólo Regional do Vale do Paraíba; Patrick Assumpção – proprietário rural (Fazenda Coruputuba); Ana Salles – Coordenadora do projeto Agroquintais e Edson Junior e Laura Reis – Faculdade de Roseira/ONG Pátio das Artes, foram realizadas 5 palestras sobre Agrofloresta, no Auditório da Prefeitura de Pinda, para alunos da 8ª série da escola municipal Eunice Bueno Romeiro, de Moreira César. 

Os temas das palestras foram:
Antonio Devide: História do Vale do Paraíba e Introdução à Agrofloresta
Edson Junior: A Importância das Sementes Florestais nos SAFs
Cristina Castro: Hortaliças Não Convencionais em SAFs
Patrick Assumpção: Conversão da Monocultura do Guanandi em Sistemas Agroflorestais
Ana Salles: Projeto Agroquintais - Agroecologia nas Escolas

No período da tarde, os alunos participaram de uma prática, por meio da implantação de Sistema Agroflorestal demonstrativo na Fazenda Coruputuba. 

Alunos reunidos na Fazenda Coruputuba, encerrando a atividade com a colheita da mandioca nos Sistemas Agroflorestais.

Pesquisador Antonio Devide apresentando aos alunos a história do Vale do Paraíba.



Biólogo Edson Junior expondo a importância da qualidade das Sementes Florestais Nativas e Adubadeiras para os Sistemas Agroflorestais.

Pesquisadora Cristina Castro apresentando aos alunos as hortaliças não-convencionais. Todos ficaram impressionados com a diversidade de "matos" comestíveis!



O produtor Patrick Assumpção mostrou o trabalho de conversão da monocultura para a Agrofloresta, e os frutos que vem colhendo deste trabalho em Pindamonhangaba.

 
Ana Salles apresentou o projeto Agroquintais - Agroecologia nas Escolas, trabalho desenvolvido com alunos de escolas e moradores dos bairros de Pindamonhangaba.

Recepção na Fazenda Coruputuba, e preparo das sementes e mudas para início do SAF.

Orientados pela equipe da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, os alunos realizaram a semeadura direta de plantas adubadeiras e árvores nativas.

Jovens com a "mão na massa"!


Semente plantada! Missão cumprida! A Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba agradece a oportunidade de cumprir com seu objetivo, de Ensinar e Disseminar Agrofloresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário