16 de out. de 2016

ACONTECEU

Mutirão de Enriquecimento Agroflorestal no Sítio da Dalva

Data: 8/10/2016
Local: Assentamento Nova Esperança I, São José dos Campos, SP

Atividade com café da manhã participativo, apresentação/confraternização, explicação da Dalva in loco sobre o mutirão agroflorestal, formação de grupos, mutirão/diálogos, passada em SAF antigo, almoço e avaliação.

Apresentações
Planejamento da Dalva.










Mutirão agroflorestal com múltiplas ações:

1) Aleia (alley cropping): formação de corredor agroflorestal ligando fragmento em nascente com o reservatório de água utilizada para a irrigação da horta com o plantio de mudas de ingazeiros em linha, paralelo a área de brejo em regeneração; na linha de cima formando uma alameda, plantaram-se biodiversidade de árvores nativas intercaladas com bananeiras.
Preparo do adubo e rama de mandioca.
Plantio de mandioca+feijão em aleia de guandu.










2)    Aleia de guandu em curva de nível: enriquecimento da linha com bananeiras intercaladas com citros e cafeeiro. O guandu será manejado e replantado e será efetuado o plantio de biodiversidade de arbóreas nativas.
3)    Faixas intercalares: nas faixas intercales ao guandu+banana+citros+café plantou-se mandioca 1,0 x 1,0 m intercalada com feijão miúdo 1,0 x 0,5 m.

Manivas de mandioca indo prá terra.
SAF antigo.










Preparo do solo com aração e gradagem
Adubação das frutíferas e cafeeiro com termofosfato + mistura de esterco de cama de aviário + cinzas + calcário.

O mutirão contou com 25 participantes e abrangeu uma área de 2.000m². As mudas foram produzidas localmente, trocadas entre participantes ou obtidas de doações.

Organização e Realização: MST, Rede Agroflorestal e APTA
Imagens: Lucas Lacaz Ruiz
Coordenação e Relator: Antonio C. P. Devide - Projeto Vitrine Agroecológica - APTA POLO REGIONAL VALE DO PARAÍBA


Um comentário:

  1. Gostei muito, não havia participado ainda de um mutirão de enriquecimento agroflorestal, os que participei anteriormente foram de implantação de SAFs(que tbm foram importantes para meu aprendizado). Espero continuar aprendendo e que novos conceitos venham para que cada vez mais possamos nos aprimorarmos nesse universo. Gratidão!!!

    ResponderExcluir