1 de jun. de 2017

RELATO FOTOGRÁFICO DE VIVÊNCIAS

O Projeto Vitrine Agroecológica desenvolvido com métodos participativos por pesquisadores da APTA - Polo Vale do Paraíba promoveu vivências em Sistemas Agroflorestais - SAF, no mês de maio/2017.

A vivência abrangeu cerca de 40 módulos agroflorestais nos municípios de São José dos Campos (Assentamento de Reforma Agrária  Nova Esperança), Pindamonhangaba (Sítio O Bom da Roça, Araçatuba), Aparecida (Sítio Terra de Santa Cruz), Tremembé (Assentamento de Reforma Agrária Olga Benário), Lorena (ONG Despertar do Gigante) e Cachoeira Paulista (Sítio dos Ipês), com a participação de aproximadamente 50 pessoas. 

O objetivo foi avaliar a evolução dos SAF e promover a retomada das atividades participativas, com ênfase aos mutirões agroflorestais e levantamentos de campo para trabalho de pesquisa participativa. 


A pesquisa de campo foi apoiada pela REDE AGROFLORESTAL DO VALE DO PARAÍBA. Com método indutivo os agricultores avaliaram qualitativamente os seus Sistemas Agroflorestais e a companhia com outros agricultores e técnicos que manejam os SAF foram apontados os pontos fortes e o que ainda pode ser melhorado. Tudo, com uma rica troca de conhecimentos com tecnologias passando de agricultor para agricultor. 





O acervo completo de imagens e comentários está disponível em: https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.1406609366049408&type=1  

Em breve o relatório completo da pesquisa será disponibilizado on-line.

AGRADECIMENTOS:

Marina de Paula - O Bom da Roça - Pindamonhangaba.
Família Irineu Pinto Cristina Eustáquia Sítio Araçatuba.

Sítio Terra de Santa Cruz - Marcos Marsicano e Ana Salles Aguiar


Ass. Nova esperança - Adagilson e Maria Lúcia
Assentamento Nova Esperança - Daniel
Assentamento Nova Esperança - Valdir Martins

Assentamento Nova Esperança - Gessi Braz

Assentamento Nova esperança - Luciano Braz

Sítio dos Ipês - Thales Ferreira

Despertar do Gigante - Bruno Vidal
Sítio Araçatuba -Thiago Coutinho

Sítio Beija Flora Ass. Olga Benário - Carmem Faria Nascimento

Ass. Olga Benário - Binha

Ass. Olga Benário - Michele Anita

Ass. Olga Benário - Dona Catarina
Coordenador e Instrutor: Antonio Devide - pesquisador da APTA - Projeto Vitrine Agroecológica, membro da REDE AGROFLORESTAL DO VALE DO PARAÍBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário