7 de set. de 2023

CURSOS DE FORMAÇÃO DE AGROFLORESTORES/AS - CHAMADA FUNDO CASA SOCIOAMBIENTAL: 'FORTALECENDO COMUNIDADES PARA CONSERVAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA E RESILIÊNCIA CLIMÁTICA'

Por Tatiana Cabral - coordenadora

A Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba está em constante atividade e articulação, aproximando técnicas e técnicos, educadoras e educadores, agricultoras e agricultores, agroflorestoras e agroflorestores, dentre outras pessoas, que em geral estão unidas pela vontade de implantar, manejar, estudar e disseminar os sistemas agroflorestais (SAF) para restaurar a paisagem na bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Imagem Lucas Lacaz / A13

A formação de Grupos de Trabalhos da Rede Agroflorestal, chamados de GTs, melhorou a comunicação e a organização das equipes de trabalho a frente das atividades dos projetos. 

Nas  reuniões do GT Projetos se dialoga sobre ações em andamento  e, também, se articula uma equipe técnica multidisciplinar para elaborar propostas engajadas com a base da Rede Agroflorestal (agroflorestoras e agroflorestores), visando acessar editais e fontes de financiamento. 

O embasamento metodológico das propostas e as justificativas estão amparadas nas demandas apontadas no Plano de Ação da Rede Agroflorestal, alinhadas a objetivos a serem alcançados no âmbito de cinco Grupos de Trabalho (Mutirão, Projetos, Comunicação, Infraestrutura e Sementes) e as qualifica por ordem de prioridade. 

Foi assim que conseguimos, no mês de agosto, elaborar uma proposta selecionada na chamada do Fundo Casa Socioambiental associação sem fins lucrativos que busca promover a conservação e a sustentabilidade ambiental, a democracia, o respeito aos direitos socioambientais e a justiça social por meio do apoio financeiro e fortalecimento de capacidades de iniciativas da sociedade civil na América do Sul.

Título do projeto: 

Formação Prática em Agrofloresta, para produção de alimentos e preservação da Floresta Atlântica em Assentamentos Rurais

Objetivos: suprir a necessidade de compartilhar o conhecimento agroflorestal trazendo ações práticas entre os moradores e agricultores do Vale  do Paraíba, em especial dos assentamentos de reforma agrária.

Metodologia: O projeto é dividido em três atividades de formação prática de agroflorestores/as, com a implantação de horta agroflorestal. Cada atividade de formação será oferecida gratuitamente para um núme ro de até 20 pessoas por curso; cada um com a duração de três dias, com aulas teóricas, práticas e mutirão agroflorestal.

Aderência do Projeto às demandas do Plano de Ação

Objetivo 2:

Fomentar ações de disseminação dos sistemas agroflorestais para restaurar a paisagem regional

- Elaborar projeto com foco em vivências. 

- Fortalecer a soberania e segurança alimentar e nutricional em agroflorestas: elaborar projeto para desenvolver atividades de disseminação do conhecimento sobre planejamento para segurança  alimentar, priorizando a reforma agrária e famílias vulneráveis.

Objetivo 3: 

Promover mutirões agroflorestais no Vale do Paraíba

- planejar os mutirões agroflorestais com infraestrutura adequada e enfoque produtivo, enfatizando a inclusão de propriedades familiares vulneráveis da reforma agrária.

Consolidar as vitrines agroflorestais estruturando áreas de referência em tipologias de SAF para receber visitações e vivências.

Objetivo 4: 

Promover a capacitação e o ensino formal sobre sistemas agroflorestais

Apoiar a capacitação para assistência técnica e extensão rural (ATER) em SAF: Formar agricultores para compor a equipe de ATER de agricultor para agricultor.

Inscrições

Poderão se inscrever gratuitamente para a formação: agricultores/as dos assent amentos de reforma agrária Conquista (Tremembé), Olga Benário (Tremembé), Nova Esperança (São José dos Campos); Manoel Neto (Taubaté), Macuco (Pindamonhangaba) e Egídio Brunetto (Lagoinha).

Parte das vagas poderão ser preenchidas por agricultores/as familiares que possuem sitio próp rio e são agroflorestores/as, além de técnicos com atuação nos GTs da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba.

Confira os locais e datas das atividades de formação prática em Horta Agroflorestal:

Dias 06, 07 e 08 de outubro de 2023

Local: SÍTIO GUAJUVIRA, localizado noAssentamento Nova Esperança, em São José dos Campos - SP.

Dias 24, 25 e 26 de novembro de 2023

 Local: SÍTIO BEIJA FLORA, localizado no Assentamento Olga Benário, em Tremembé - SP. 

Para fevereiro ou março de 2024 

Local: SÍTIO ANACLETO ORGÂNICOS, localizado no Assentamento Con quista, em Tremembé - SP.

Para maio ou junho 2024 - Evento de encerramento do projeto e troca de experiências

Local: Pindamonhangaba - SP


ATENÇÃO!!! VAGAS LIMITADAS E GRATUITAS !

Fiquem atentos às redes sociais, pois logo, logo serão abertas as inscrições!!!

Equipe do projeto:

 Instrutores de sistemas agroflorestais: Altamir Bastos e Valdir Martins.

 

 Coordenação do Projeto: Tatiana Cabral                         Colaboração Técnica: Antonio De vide.

Mulheres Agricultoras que coordenam os trabalhos nos sítios   parceiros que serão sede dos locais de implantação da horta agroflorestal e teinamento (Unidades de pesquisa participativa).

Thais Rodrigues, Maria do Carmo e Janaína Cristina


Realização:                                                                                  Apoio:

Revisão e adaptação para o blog: Antonio Devide - pesquisador da APTA Regional de Pindamonhangaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário