22 de dez. de 2021

Mutirões e Vivências são retomados no Vale do Paraíba em 2022


No ano de 2022 algumas atividades já estão agendadas.

Imagem: Lucas Lacaz Ruiz

Em Lagoinha, os mutirões foram reiniciados em 2021 com o plantio de muvucas de sementes florestais, coleta e beneficiamento de sementes florestais para atender projetos de restauração. 

Em São José dos Campos, as atividades também foram retomadas para implantação de experimento no Sítio Ecológico com a implantação e manejo de SAF com membros da CSA Sítio Ecológico, CSA Guajuvira e CSA Sítio Nossa Senhora Aparecida. 

Essas atividades foram desenvolvidas com toda cautela, tomando os devidos cuidados diante da pandemia de covid-19. Assim, a participação foi restrita ao pessoal local e alguns visitantes e por isso não foram divulgadas para o público externo.

Em 2022, já com os avanços positivos da vacinação, haverá nos dias 15 e 16 de janeiro uma Vivência no Assentamento Egídio Brunetto, em Lagoinha, organizada pelo casal Daniella e Higor. A unidade familiar é referência na produção hortícola em Sistemas Agroflorestais desde os primeiros anos de ocupação. Daniella também é a pessoa que lidera o preparo de conservas, banana chips, doces, com receitas tradicionais resgatadas na comunidade, que utilizam os produtos da terra, como ora-pro-nóbis e o açafrão. A atividade demanda um investimento de R$120,00 que cobre as despesas de hospedagem (barracas) e alimentação agroecológica. Mais detalhes são obtidos pelo fone (12) 99680-0656.


O lote de reforma agrária vem sendo manejado desde o ano de 2017 com sistemas agroflorestais. A meta é transformar toda a unidade de produção em SAF, com diferentes modelos de sistemas, alguns com foco em hortícolas, outros visando a fruticultura e a restauração das matas do rio Paraitinga. O assentamento é referência na articulação popular que conta com o apoio governamental e instituições do terceiro setor para a estruturação da rede de coletores de sementes florestais.



Em São José dos Campos, o mutirão liderado pelo camponês Valdir Martins e seus familiares, tem o objetivo de plantar mudas arbóreas para enriquecer os sistemas agroflorestais e promover a arborização do Sítio Ecológico, referência de Sistemas Agroflorestais Agroecológicos (SAFAS) no Vale do Paraíba. A atividade será realizada no dia 15 de janeiro e deve iniciar às 8:00h. É necessário confirmar a presença, levar gêneros alimentícios e utensílios para alimentação compartilhada, mudas e ferramentas próprias para o plantio. 



O projeto do Sítio ecológico é um projeto familiar que envolve a comunidade local e inspira mudanças em uma escala que já supera as fronteiras do assentamento. São 10 anos de desenvolvimento das agroflorestas com o registro de muitos mutirões, vivências, cursos, oficinas e pesquisas realizadas em parceria com diversas instituições de ciência e tecnologia do Vale do Paraíba. Mais informações devem ser obtidas com Valdir Martins pelo telefone (12) 99620-6611. 


Pedimos a máxima cautela aos participantes: usem máscara o tempo todo, não compartilhem utensílios, e só compareçam se estiverem totalmente imunizados (vacinados). Ótimos eventos!

Um comentário: